ULTRAPASSAR OS LIMITES NÃO É UM ERRO MENOR DO QUE FICAR AQUÉM DELES. ( CONFÚCIO)

A VIDA COMEÇA NO FINAL DA SUA ZONA DE CONFORTO!!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Postergação ao Alpamayo e Logistica da viagem ao Peru

Como é de conhecimento de muitos, eu e Mônica temos a grande meta de escalar o Alpamayo.

Ousadia de nossa parte? muita.

O Alpamayo é uma montanha da Cordilheira Blanca (Peru - Andes) coberta por gelo.. possui 5.947 m de altitude é considerada uma das montanhas mais bonitas do mundo! toda branquinha.. meu respeito e admiração foi à primeira vista.

Ela é tão ingreme, que possui segundo pesquisa, 60 graus de inclinação.. o que torna sua ascenção muito mais dificil; sem contar que é escalada em GELO.

(Alpamayo)

Tava conversando com o Vandeira, o cara que conheci em maio, na travessia do Marins x Itaguaré, e decidimos que vamos nós 3: eu, Mônica e Vandeira.

Quando se tem um sonho, é preciso correr atras, porém não estou isenta de usar a cautela como pre-requisito! comecei a pesquisar BASTANTE, entrei em contato com um site de prestação de serviços com guias de montanha... e pedi a opinião dos caras.. pra saber se uma pessoa sem experiencia no gelo conseguiria este feito.

A resposta dos profissionais.. era que.. precisaria de uma BOA aclimatação... na aclimatação teria até como treinar as tecnicas em gelo, e o melhor, e que foi surpresa pra mim: tem a possibilidade de aclimatação ESCALANDO. mto bom! em suma... seria possivel com mta força de vontade.. muito treino de resistencia em outras travessias aqui no brasil.. e a sorte de uma boa aclimatação me permitiria SIM subir o alpamayo.

A ideia era a seguinte.. ja que vamos ao Peru, passariamos por Machu Pichu depois iriamos pra Huaraz aclimatar e fazer a ascensão com o guia, claro. só que o Vandeira disse que não daria por "N" motivos.. tambem conversando com o Tacio e o Dom Dom na Academia de Escalada.. eles aconselharam não ir de cara no alpamayo.. nem eles que são montanhistas feras estariam seguros de ir.. enfim...

Meu respeito e vontade de ascenção é tão grande.. que eu não tenho pressa.. por que o quero fazer bem feito. por tanto vamos treinar mais travessias no Brasil e fora tambem.. por que o Brasil o pico mais alto não chega a 3 mil metros de altitude... tivemos a ideia de ir para Bolivia treinar aclimatação, ascenção em altitude acima dos 4 mil metros numa montanha conhecida como Pequeno Alpamayo (siiim! rs ) que fica no grupo Condoriri, conhecer o que é montanha com gelo.. como o corpo reage.. e até pra trabalhar mais a mente referente ao corpo.. por que um dos maiores desafios é o dominio da mente nos momentos trash!! é a mente que muitas vezes não permite vc fazer o culme, e não o cansaço fisico; esfolado por esfolado.. todo mundo tá.. rs pode ter certeza que quem faz o culme chega cansado la.. rs


(Condoriri)


Sem contar que  o custo da viajem vai reduzir à 50%.. o Tacio falou que com 3 mil.. vc vai e volta SUSSEGADO.. contando com a passagem.
Bom... segue a Logistica do Peru.. com toda a rota..e  a pesquisa que realizei para esta viajem.. vou usa-la futuramente.. mais fica a dica à quem interessa!!


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A primeira vaca Guiando: DIB rs

Esse dia acho que ficou marcado na minha história de escalada.. rs
sempre escalei de top.. e nunca tive coragem de guiar uma via..
Decidimos ir eu, monica e alex ao DIB. Ia aparecer tambem uns amigos da monica.. vivi, well, e fabio.. o tempo tava relativamente bom.. sem mto sol.. mais não tava tão frio tb..



O alex montou um top mto legal .. e botamos pra subir na sequencia.. encadenamos a via.



Minha mochilinha parceira.. rs






uma mendiga perdida em Mairiporã.. rs


essa é a vivi e o fabio!


vivi mandando a primeira via em rocha



gostaria de fazer um adendo, ao estarmos la.. haviam uns rapeleiros.. que tavam com roupas do bop.. kkk e com fardas de exercito.. porém eram meros guardinhas que deviam ter assistido mto tropa de elite e subiu pra cabeça.. por que eles tavam se achando o maximo rapelando.. gritando.. chamando uns aos outros de combatentes.. mais teve um que quase virou cavera! hehe



Ta vendo esse cara aí em cima... ? não contente em rapelar de forma inconsequente... ele quiz dar um de "BOM" e resolveu escalar.. sem ninguem fazer a seg dele.. e outra.. ele naõ tinha NADA de equipo.. é isso mesmo.. extremamente bizarro.. rs

Ele nao estava de cadeirinha... ele tava preso numa corda .. e acredite.. ele pegou uma corda de polietileno.. pra fazer um procic como backup. Do contrario de uma sapatilha.. ele estava de CONTURNO.. rs enfim.. não deu outra neh!? quando ele ja estava la em cima.. ele caiu.. e claro que a cordinha tosca que ele usou arrebentou.

E essa é a verdadeira rincha.. tanto com rapeleiro.. escalador.. o diabo que for: se naõ sabe fazer não faz! poxa..

A queda .. as vezes pode ser inevitável.. todo mundo cai.. mais é certo que todos devem estar devidamente equipados e de forma com que a margem de risco seja a mínima possivel! por tanto.. não escale, ou pratique esporte de alto risco.. se vc não conhece a procedencia de equipamentos.. e conhecimento da pessoa!




Aqui eu tava me preparando pra guiar a primeira vez.. acredito que o meu erro.. foi guiar sem conhecer a via.. por tanto.. rs se vc é um jovem ainda na escalada.. segue o conselho da tia: conheça a via primeiro.. rs sobe de top.. pra depois vc guiar com segurança.


Como era a primeira vez.. fiquei com medo de costurar o primeiro pino.. ahaha uma bixa neh.. mais pedi primeiro pra que o well costurasse a primeira pq naõ tava afim de cair de 5 metros.. depois segui com a via.


Bom.. aí eu to com o seguindo "P" costurado.. bota pra subir!


Cara .. tava mto dificil.. pq eu naõ tinha mto "pé" tentei de todas as formas pra conseguir chegar ao terceiro "P" sem cair...







rs tava fogo! rs tava quase desistindo.. pq a via tava num grau mto dificil.. que eu naõ tava conseguindo..


Bom.. não tem foto.. mais eu desviei da rota da via.. fui pra extrema direita e não tinha mta alternativa.. tinha que ter coragem .. e fazer o movie pra tentar agarrar um reglet la em cima.. não deu outra.. rs deu queda!


bom.. não aconteceu nada de grave.. a queda foi de 4 a 5 metros de altura.. mais como disse anteriormente.. eu estava equipada.. e nao aconteceu nada de grave. não desci do salto.. ops.. da sapatilha. rs e continuei tentando guiar a via.. mais meu.. tava mto embassada.. certeza que ela não era o meu nivel.. nem o well conseguiu guiar essa via.


Este é um gavião mto lindo que estava plainando no ceu.



um momento de descontração


Esse é o alex e a monica mandando mto bem a monica de top e o alex guiando.


moniquita


E eu na seg.


a importancia de uma seg bem feita só é reconhecida quando fazem a sua mal feita.. rs

bom.. infelizmente naõ foi nesse dia que eu fiz uma via completa guiando.. vou treinar mais.. estamos querendo ir pra Maria Antônia neste feriado.. acho que lá é mais propício pra aprender.. as vias são mais longas.. mais são mais tranquilas.. e menos pontudas pelo o que me falaram...


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Rapel na Ponte Férrea de Mairinque



11:30h - Eu e o Felipe acordamos atrasados.. era para estar na Rodovia Castelo Branco as 8:30h da manhã..
Tomamos café rapidão e saimos por volta de 12:00h de casa.. pegamos a estrada..
estava um dia agradável.. depois de mais ou menos uma hora e meia chegamos a Mairinque e o nosso desafio era conseguir encontrar a bendita ponte Ferrea onde o pessoal estava.








Fomos seguindo placas.. perguntando às pessoas.. mais quanto mais perguntavamos .. mais nos perdiamos.. rsrsrs
No lugar havia uma bifurcação.. e arriscamos.. logo.. nao encontramos.. rs
achamos o trilho do trem.. mais a ponte ferrea nada!
paramos pra pedir informação pra um cara que morava la.. meu.. eu sei que ele fez agente dar uma volta.. FENOMENAL...
Passamos muito perto de onde o pessoal estava.. mais invez de pegarmos a estrada pra frente.. descemos à direita.. o que nos rendeu mais de uma hora rodando com o carro! rs vimos que conseguimos dar uma volta em mairinque.. inteira.. e saimos no ponto inicial kkkkk QUE ÓDIO.. rs

enfim.. depois de mais de 2 horas só rodando com o carro no meio da estrada... (de terra e poeira.. rs ) conseguimos achar o pessoal!
O lugar era lindo! O trem estava operando normalmente.. rs e o trilho era a coisa mais gostosa de se andar.



















Primeiro eu e o Fe descemos . Minha primeira descida.. eu desci de ponta cabeça.. é mto legal enchergar tudo ao contrario pendurada pela corda.. rs nunca tinha feito isso...
o lugar era tranquilasso.. e assim fui relaxando até o ultimo segundo de descida.















Já estavamos saindo.. e eu quiz arriscar descer de frente!
nunca tinha feito isso... perguntei ao SENNA se poderia descer dessa forma e ele falou:
-"vc sabe descer assim?!"
eu falei: - "não.. vc me ensina poxa.. rs "
enfim..no final ele acabou concordando.. e fomos!





é uma pressão MASTER no seu estomago.. por que vc está descendo de frente! rs
é uma sensação mto engraçada.. por que vc está contra a gravidade.. seus pes querem descer.. e vc tem que se manter totalmente horizontal e é um tanto quanto dificil! kkk
desci toda torta.. kkkkkk mais valew a experiencia!


Depois Paramos no Graal.. e nada como um Bom açaí hehe pra recuperar as energias. Em sequencia fomos surpreendidos na estrada por um lindo por do Sol:

Tivemos que parar o carro neh! tava lindo demais!