ULTRAPASSAR OS LIMITES NÃO É UM ERRO MENOR DO QUE FICAR AQUÉM DELES. ( CONFÚCIO)

A VIDA COMEÇA NO FINAL DA SUA ZONA DE CONFORTO!!!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Pico do Corcovado - Ubatuba

Sexta Feira 10 de junho de 2011

Eu, Carol, Mônica e Ed marcamos de nos encontrar no Terminal Rodoviário do Tietê depois das 23h para pegarmos a estrada sentido Ubatuba com o objetivo de cume do pico do corcovado!

Nessa trip Fomos com o pessoal do Sem Limites... apenas conhecia a Vivi e o Fábio da escalada do Dib feita no ano passado. O Pessoal Acabou indo na frente.. e efetivamente.. eu, Monica, Carol e Ed conseguimos sair do terminal rodoviário apenas por volta da 1 h da manhã... quando estávamos todos reunidos.

A Monica foi a primeira a testar a capacidade de conforto do banco do carro.. sendo a primeira a pegar no sono.. a Carol como sempre.. comunicativa.. acabamos conversando horas à fio.. porém quando chegou por volta das 3h da manhã.. o Ed que estava no volante.. por aquelas curvas sinuosas e perigosas começou a sentir muito sono.. eu também estava com sono.. mais lutava pra conversar e distraí-lo do sono. Mas a situação estava ficando insustentável então.. prudentemente as 4 da manhã quando chegamos à Caraguá, decidimos encostar no posto de gasolina.. e dormirmos ali mesmo..

Colocamos o relógio para despertar 2h depois, às 6h da manhã. Dormi que ninguém me viu!

Quando fui ver já era 6 da manhã. E estávamos pegando o último trecho da estrada sentido Ubatuba.

Sábado, 11 de junho de 2011

Chegamos ao local onde o pessoal do Sem Limites estavam acampados... e todos ainda dormiam.. estavam despertando.... toda e qualquer meia hora de sono estava valendo.. afinal.. a gente tava morrendo de sono! Cochilamos um pouco no carro.. e depois aos poucos fui conhecendo meus mais novos companheiros de viagem!



Um senhor meio índio, meio Japonês que morava praticamente na “base” do pico do corcovado, gentilmente e gratuitamente.. veio com um cafézinho quentinho.. passado na hora.. nos fazer cortezia.


Me impressiono com a capacidade de educação de todas as pessoas fora da capital de São Paulo. Aqui na cidade... parece que ninguém respeita ninguém.. e um bom dia é luxo.. quando viajamos pra outros lugares.. pra qualquer lugar que fuja da capital a vida e estilo das pessoas é outro.. totalmente diferente do que estamos acostumados. Eu realmente me sinto encantada com a gentileza e educação das pessoas por onde passo.

Saboreamos com grande apreço ao café quentinho contrastante com aquela manhã fria de tímido sol... e aos poucos fui conhecendo o Cris.. o Marcelo, A Cris, A Diana, o Rafa, o Sandro e quando menos percebemos ... já estávamos numa conversa bem entrosada.. rindo muito.. e inclusive usando a casa do gentil morador.. pra nos trocar.. escovar os dentes.. e teve até alguém que ainda sentou na mesa do cara pra tomar um café da manha! Rs

Mochilas prontas nos pusemos a andar, tendo que passar logo de cara por uma ponte feita de madeira.. bambus... com as cargueiras.. onde cair no rio.. não seria uma boa idéia...


Passamos todos com sucesso e iniciamos a trilha... Pegamos uma saída à esquerda.... e após alguns minutos de caminhada um índio com um machado gigante chegou e nos falou que a trilha ao corcovado não ficava por ali. A princípio desconfiamos .. por que provavelmente com aquele machado.. se ele não fosse um canibal..rs mto provavelmente ele iria fazer a extração ilegal de Palmitos.. e talvez estivesse nos despistando.. para que não tirássemos fotos.. e não houvesse nenhum tipo de risco à denuncia.






De qualquer modo.. resolvemos voltar... a uma área descampada.. e vimos uma cruz..

Era um tumulo de um indígena.. e infelizmente o nome do índio era albino karai... e não deu pra não fazer piadas com o falecido com todo o respeito! Rs




Com a ajuda do GPS pegamos uma trilha.. e então nos localizamos.. tive a compania de uma amiguinha Rã...rs notada pela vivi.. na minha mochila..



Começamos uma subida de pura pirambeira.. mto semelhante a subida do Paraná!!

Quando estou com o Vandeira.. eu acho que ele acaba me ajudando a forçar um pouco mais de mim... nesta viagem.. além de ser MUITO puxada a subida.. eu estava um pouco relaxada.... subi na boa... até por que é muito difícil eu condicionar meu corpo nos primeiros momentos de caminhada. Fui trocando uma boa conversa com a Diana.. devagar e sempre! Esse é meu lema... sem olhar mto pra cima.. um passo após o outro!

(Nota: preciso parar se ser sem vergonha.. e exigir um pouco mais do meu corpo pra conseguir pegar uma resistência e um ritmo legal!! Estou mto relaxada!)

Bem... cada um foi no seu ritmo.. claro que a vivi, o Fabio, o Ed etc foram disparados.. parecendo moto em corredor de transito lento! Marcamos de nos encontrar numa tal de igrejinha... imaginei que de fato fosse uma igrejinha... rs mas quando cheguei la.. era tipo.. um lugar de descanso..rs pra um pitstop.. a Cris depois me explicou que ali acontecia alguns encontros religiosos pra rituais e por isso é conhecido como igrejinha.



Depois de umas horas caminhando paramos para um lanche reforçado de almoço.. e depois seguimos por mais ou menos umas 2 ou 3 horas de subida super Power!! Fui indo com a monica.... colocando toda a fofoca em dia.. e conversando sobre a vida!


No total.. de subida.. segundo a Mônica, fizemos em 5 horas.. mais foi uma subida de muito esforço.. mas chegamos ao local de acampamento.. não era o cume.. parece que haviam pessoas no cume.. entaõ acampamos um pouco mais pra frente, e neste dia não fizemos cume. Algumas pessoas que já haviam chego.. armaram as barracas... o ed estava cansadíssimo.. e já estava na barraca descansando... estava um dia meio nublado.. e não houve pôr do sol! Resolvemos fazer a janta.. comemos.. depois ficamos conversando todos juntos.. Foi um momento muito divertido.. sem contar as carolinas que o Marcelo levou que simplesmente foram DIVINAS naquele recinto! Caíram como uma luva!

A Diana foi aloprada pro resto da viagem.. por que ela não levou o conhaque e o chocolate pra fazer um choconhaque... a Cris contou as experiências dela de mochilada.. viagens independentes.. e eu simplesmente chorei de rir.



Fomos dormir e descansar dessa subida um tanto quanto puxada.

Domingo, 12 de junho de 2011

Acordei com o pessoal conversando.. e com uma preguiça máster... não consegui ser forte o suficiente pra ver o nascer do sol .. mas o Rafa Gonçalves registrou com belíssimas fotos!





Decidimos pegar água... o Sandro havia falado que era 10 ou 15 min. Nossa.. kkk acabamos andando uns 20 min.. de descida.. mas chegamos na água! Descemos eu ed e monica.

Quando chegamos o pessoal já estava praticamente com o acampamento levantado.. fizemos rapidamente um cappuccino e comi um pão sírio como salame... enquanto desarmávamos a barraca ao mesmo tempo.



Depois de arrumarmos tudo.. fui sentido cume.. pois a galera já estava lá.. eu estava um pouco atrasada!

Tiramos algumas fotos e iniciamos uma Bela descida. Alguns tombos.. outros cantando.. outros conversando.. rindo.. e assim descemos por volta de 4 horas ..





No meio da trilha.. Misteriosamente.. ou até meio que inexplicávelmente uma pedra atingiu do nada o pescoço da carol.. ficamos um pouco assustados.. mais apesar de tudo ela passou bem.

Mais à frente estávamos num ritmo bom de caminhada.. o ed estava na minha frente.. quando ele passou.. uma COBRAAAAAAAAAAAAAAAA atravessou na minha frente!

Foi a primeira vez que eu vi uma cobra em trilha.. eu mal consegui gritar... coloquei as mãos na boca.. e dei um grito abafado.. esperei a cobra atravessar... e passei quase morrendo do coração! Rs

Ela devia ter mais ou menos 1,5 de cumprimento uma coloração bem típica marrom com amarelo ouro. Não faço idéia da espécie que era. e não espere fotos.. por que isso foi a ultima coisa que eu pensei em fazer kkk

Paramos pra descanço num rio, brincamos um pouco lá.. a monica com o rafa.. de tacar pedras grandes no rio, pra ver se um acertava o outro! Rs


E depois seguimos sentido base... chegamos acho que por volta das 16 horas.. se não estou enganada.. e decidimos que queríamos encerrar com uma boa cerveja gelada.

Paramos numa padaria.. mais era tão furreca.. que decidimos ir pra caraguá.

Em caragua.. chegamos a uma pizzaria.. mas também desistimos de entrar.. seguimos o fabio e a vivi que estavam indo pra um bar... mas acabamos nos perdendo do carro deles.. então seguimos viagem parando numa lanchonete fantástica no caminho.. com um ótimo lanche de calabresa com queijo minas!

O Pico do Corcovado possui 1.150 metros de altitude.. mas nessas horas você conclui que altitude Não quer dizer muita coisa, afinal.. começamos do zero praticamente em relação ao nível do mar.. e uma montanha do itatiaia por exemplo, você chega no abrigo rebouças com 2350 metros de altitude em relação ao nível do mar. Ou seja.. altitude não diz muita coisa mesmo! Já fizemos montanhas mais altas.. em quesito altitude.. porém muito mais faceis e de desnível menor que o Paraná ou pico do corcovado.


Esta montanha entrou pra o Top 3 das minhas favoritas.. é um ótimo treino pra quem quer resistência e para quem gosta de escadaria.. raiz de arvore e uma pegada mais forte!

Bons ventos à todos que amo!

2 comentários:

  1. Muitoo legal.
    estou querendo ir ao pico do corcovado. Você comentou do grupo sem limites, é um guia?
    Da pra ir sem guia, ou é melhor contratar algum?

    Parabéns pelos posts, realmente mto bons

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agnes!!! tudo bem!?
      você não precisa necessariamente PAGAR um guia para ir, mas aconselho com certeza ir acompanhada.
      Não considero uma trilha facil, ela tem mil metros de altitude (desnivelamento com relação ao nivel do mar) e varios caminhos que ocasionariam desvio de rota.

      eu naõ sou a favor de pagar guia para se fazer uma trilha, mas isto é opinião pessoal de cada um.
      o grupo sem limites é uma galera super gente fina que vai por expontanea vontade entre amigos e colegas de trilha fazer estas trips.

      sugiro que entre em contato e pergunte quando eles pretendem voltar, eles sempre tem programações bacanas no qual podem te incluir. Mande um email pra vivi mar (vivi_mar2007@ibest.com.br, ela é muito gente boa)e boa sorte!! =)

      OBRIGADA por ler o blog e dividir comigo experiencias!!

      Excluir