Enfim.. no caminho paramos pra visitar um museu onde havia muitos tanques de guerra. De todos os lugares.. de todos os tipos.. e de todos os anos.. o Navad manjava muito dos tanques.. por que como qualquer homem de Israel, ele serviu no exercito e já andou muito em tanque. Disse que dentro de um tanque só cabem 3 pessoas apertadas!
Eu, Felipe e Odélia em cima de um tanque de guerra
Surfando no tanque.. hehe
Este era um muro onde fazia referencia dos nomes de soldados que morreram na guerra.. fazendo um certo tipo de reconhecimento/ homenagem aos mesmos
Museu
Réplica de um tanque com soldados ao fundo
Sinagoga. no meio do museu.. naõ entendi .. kk mais ta valendo..
Esta era uma sala onde os soldados ficavam protegidos.. e mesmo assim podiam atirar pelos "buracos" na parede (parte mais clara da parede onde estão entrando os raios de sol. O chão era de vidro.. e em baixo tinha agua pra eles se manterem.
Este era uma parte do museu onde haviam os únicos objetos pessoais de soldados.. que nunca mais retornaram.. à direita Boinas.
Este era um quadro fazendo menção às mulheres que servem no exercito e mesmo assim não deixam de ser mulher.
Esta bandeira parece que tem mais ou menos 60 ou 70 anos.. desde a última guerra
Este buraco foi feito por uma bala de canhão.. afinal este museu foi palco de guerra.
Instrumento de localizar o inimigo a distância
aqui uma menina atropelada sem graça e sem infância.. rs
Varios modelos de canhões.. e muitos vindo do exterior
Lá é muito comum os jovens ao terminar o Ginasio, já servirem o país, as meninas não sao obrigadas a servir no exercito, mais são obrigadas a cumprir voluntariado por 2 anos.
Estes tanques são expostos como conquista, pois eles eram do inimigo.
um tanque que cuidava dos feridos
A entrada era dividida.. de um lado homens e do outro mulher.. e tinha revista.. tudo normal.. rs
A mulher quis me vestir lá.. kk e eu entrei na brincadeira..
Esta parte é especial: à todos que eu prometi colocar o bilhetinho contendo orações.. aí está a prova.. heheh seu bilhetinho ficou aí:
Todos saíam de costas.. kk ou seja.. vc nao pode dar as costas pro muro.. quem sou eu pra contrariar neh? sai de costas tb.. rs
Se vcs perceberem é dividido tambem a parte de homens e mulheres referente o acesso ao muro.. na parte dos homens.. tava acontecendo o Bar Mitzvah que é como se fosse uma 1º comunhão da igreja católica... é uma festa religiosa que o menino com aproximadamente 13 anos pode tocar pela primeira vez na Torá (bliblia dos judeus - Antigo testamento)
A torá, se vc perceber.. fica no lado dos HOMENS.. rs (ai ai.. ) por que a mulher não pode tocar na torá.. só pode escutar. essa caixa marrom é o lugar onde a torá está guardada.
Ao fundo desses judeuzinhos.. de kipá..rs está o muro das lamentações o Kotel, e atras.. uma mesquita árabe.
Todos numa boa fumando um narguile, assim como nas ruas de SP todos bebem uma boa e gelada cerva..
quando eu falei pro cara que vendia que era o chapeu do aladim.. ele quase me bateu.. aahahaha falou que era um chapeu TURCOOO, aprenderam neh?!?!??! caramba! RS
Este é um religioso, muito comum em Jerusalem que é uma cidade religiosa.. rs enfim... eles usam terno, barba, um filete.. rs de cabelo dos dois lados.. rs kipá e chapeu.. num calor de mais ou menos 40º.
Como boa católica que sou.. tentei tambem procurar a igreja católica.. mais estava FECHADA.. =(.. pude ver uma uma imagem LINDA de nossa senhora no meio do pátio...
As ruas todas construídas com esse bloco.. é padrão de construção lá na Jerusalém antiga.. e todas estreitas.. rs semelhantes a becos.
SANTO SEPULCRO: momento muito importante da viajem onde pude tocar a pedra onde colocaram o CORPO DE CRISTO após a sua morte.
O estacionamento de lá é muito inteligente.. rs vc coloca a moeda e imprime o ticket.
Fomos almoçar no shopping de Jerusalém.. e provamos a cerveja de israel. mto boa.. mais como bons brasileiros.. sentimos falta da cerveja estar TRINCANDO de gelada.. ela estava somente FRIA.. =/
O Felipe tem um primo que é filho da raquel tambem .. que estava no exercito.. e nos encontrou escondido.. rs ele naõ podia voltar pra casa por que estava de castigo.. tinha aprontado com um escorpião.. colocou polvora em volta do escorpião, tacou fogo.. e o escorpião se matou.. rs
Este é o Dúdo, primo do Fe..
Fomos pra casa.. e tivemos uma boa noite de sono, pois estavamos mortos!! RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário