ULTRAPASSAR OS LIMITES NÃO É UM ERRO MENOR DO QUE FICAR AQUÉM DELES. ( CONFÚCIO)

A VIDA COMEÇA NO FINAL DA SUA ZONA DE CONFORTO!!!

terça-feira, 1 de março de 2011

Monte Verde - MG - Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado

Depois de um tempo afastada.. só fazendo viajens pessoais pro litoral e encontrando a galera de montanha no bar.. kkk recebi a ligação do Jonas no meio da semana as 22h dizendo que ele estava com o Vandeira no bar Empanadas na vila madalena.. pra eu dar um pulo por lá..

Não exitei.. os encontrei  por volta de 22:30 ou 23h  e apesar de cansada, este dia nos rendeu mtas risadas.. partilhas de experiência em montanha.. vida pessoal.. e principalmente... marcamos um pico: Serra do Lopo.
O Jonas ia chamar a Stela, eu chamei a Monica e estava tudo certo! Pena que o Jonas desistiu por motivos pessoais.. e em conseqüência a Stela acabou não indo..Fomos Eu, Vandeira e Monica.

Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2011.

Eu estava cansadíssima.. vindo de uma semana com várias noites em claro por conta do trabalho.. e tudo o que eu precisava era descansar na montanha.. (ou me cansar.. rs depende do ponto de vista de cada um.. rs ) depois de um sofrido encerramento de projeto.

Minha bateria do celular estava acabando.. como sempre..  pra o ódio da maioria dos meus amigos.. tenho um celular que sempre descarrega.. e pra ajudar eu sou tão sossegada que sempre esqueço de carregar  geralmente na hora que mais preciso..

Como já era sexta feira.. ficamos de nos ligar mais a noite pra combinar o horário..e lugar pra nos encontrarmos... e eu desencanada que sou.... por volta das 20h  invez de marcar logo, falei: “beleza.. a gente vai se falando, meu cel vai acabar a bateria.. mais.. escrevemos email.. ou eu ligo quando chegar em casa por volta da meia noite, coloco o cel pra carregar.”

Fui encontrar minhas 3 grandes amigas.. era despedida de uma integrante do quarteto fantástico.. ela vai estudar em outro estado.. levei a câmera.. e acabou a bateria no bar mesmo.. nos rendeu algumas fotos e vídeos.

Fui deixar as meninas em casa.. e fiz o pit-stop na casa de uma delas. Eu responsável sem igual, tinha que sair pelo menos meia noite pra ligar pro pessoal.. arrumar as malas.. descansar um pouco tanto da ressaca quanto das noites mal dormidas de trabalho.... mais é claro que eu não fiz isso. Acabei perdendo a hora na casa dela.. sai as 3h da madrugada.. sem combinar nada com ninguém.. com o celular desligado, malas não feitas.. morrendo de sono e o pior... eu nem sabia ao certo onde ficava a serra do lopo.. me perguntaram.. e eu chutei que era interior de SP.

Bom... ligar pra Monica as 3 e meia da manha era fora de cogitação.. ela não atenderia pois estava dormindo.. até arrisquei na minha cara de pau acordar o vandeira.. mais ele Tambem não acordou.. também.. já estava querendo demais não é mesmo?
Acessei meu email... e ele dizia que teríamos que nos encontrarmos por volta das 8 horas.. mas não falava o local.. bom.. o que me restava era arrumar as malas e rezar Pra eu não perder a hora! Eu estava simplesmente MORTA ... e fora do corpo.. rs
Fui dormir as 4:30 e coloquei o cel pra despertar as 6:30.
Achei melhor dormir no tapete do quarto.. do lado da mochila com o cel no meu ouvido.. acho que só assim pra acordar! Acordei coisa de dois minutos antes do cel despertar com uma mensagem perguntando se eu iria ter condições de ir...

Sábado, dia 26 de fevereiro de 2011.

Bom... a dor de cabeça tava acompanhando a sinusite.. o sono.. parecia que fazia parte de mim.. mais mesmo assim.. decidi levantar.. liguei e combinei as 8:30 no Terminal Rodoviário Tietê.
Encontrei o pessoal e fiquei sabendo no caminho que a serra do lopo era em Minas gerais..
Com esse carro nunca tinha saído do estado antes de SP... achei legal saber no meio do caminho que invés de ir pro interior.. eu tava indo pra minas.. kkk

Quando chegamos perto do Lopo.. mudamos de plano.. decidimos ir pra Monte Verde.
Maravilha.. adoro a idéia de decidir na hora.. e não se ter planos.. somente viver uma coisa após a outra.. por que, pra quem não sabia nem que horas, e nem onde iria encontrar o pessoal.. as coisas estavam indo muito bem.

Foram aproximadamente 3 horas de viajem, muito perto por sinal.. passamos por extrema, três corações depois de um tempo chegamos a Monte Verde que é um DISTRITO de Camanducaia.

Tomamos um café sem vergonha... um cheese burger com coca mais saudável possivel.. hehehe e  que mal tinha queijo.. rs vi uns esquilinhos que ficavam perto do bar.. pegando umas castanhas e nozes que os caras deixavam lá pra eles.. em seguida passamos na farmácia.. por que eu esqueci de levar o lenço humidecido.. afinal.. lá não tinha rio  pra tomar banho, aproveitei.. fiz um xixi rsrs  e comprei remédio pra dor de cabeça.  Pegamos o carro e Deixamos num estacionamento de um bar chamado Bar Estrela, o dia ameaçava chover no final da tarde.. por isso teríamos que apertar o passo, afinal já era quase meio dia.

Mochila nas costas.. deixei algumas tralhas que levei a mais na mochila, dentro do carro.. (roupas, lanternas a mais e é claro.. eu tinha que esquecer o lenço humidecido e o papel higiênico!)



Passamos pelo pico Chapéu do Bispo. Quem chega lá.. nota que existe uma pedra gigaaaante e acho que poucos sabem que dá pra chegar lá em cima da pedra. Aparentemente ela é inacessível. Bom, existem duas formas de chegar até lá: a primeira é fazer a chaminé (dois pés na parede.. as duas mãos também e ir subindo por entre o vão da parede. Sabe aquela parada que a gente faz na parede do quarto? rs que você vai subindo até o teto? é isso! e se você nunca fez.. vc definitivamente naõ teve infância! Não conseguimos fazer dessa forma por que a pedra estava molhada por conta das chuvas.. e era um tanto quanto perigoso.

Decidimos ir pela parte de trás, escalando a pedra. Passei pela primeira parte que era relativamente fácil.
Mas teve uma segunda parte que tem um PULO.. e você só tem um ferro.. pra te apoiar e não deixar você cair no vão das duas pedras . Se eu caísse.. talvez seria uma queda de 10 metros. É muito engraçado.. logo eu que não tenho medo de altura.. só sabia falar palavrão e não mexer as pernas, mas com algumas respiradas.. e decisão.. consegui saltar.. e passei pra pedra seguinte.

Quando vc acha que não pode piorar, aprenda a lição: sempre dá pra piorar mais. Depois desse pulo tinha que escalar uma parte bem inclinada. Acho que qualquer um deve estar pensando.: escalar? Ah! Bico! Fácil... fácil  pra Isabelle que escala em rocha!
Mais na boa?? Eu escalo de sapatilha e equipamento de segurança.. lá eu estava com uma bota de trekking que eu mal consigo dirigir... de tão grosseira que ela é; mal sinto os pedais do carro..imagina sentir um reglet da pedra, bem pequenininho pra colocar o pé e apoiar meu corpo pra subir??
Sem contar que a pedra era bem inclinada e eu não tinha nenhum tipo de equipamento aparando uma possível queda. Resumindo.. minha mente travou.. cheguei na metade.. e tava com medo de cair.. sem equipamento.. sem conseguir sentir a pedra direito.. com a sensação de que minha bota iria escorregar. Brinco que “comecei a dançar o Elvis GERAL” as pernas meu filho.. era uma tremedeira só! Respirei poucos minutos e tentei controlar a mente. Acreditar na aderência daquela bota.. que eu mal sentia nada! Enfim.. Nessas horas voce coloca a fé em prática rs e  com ajuda consegui subir e quando cheguei lá pude perceber uns ferros fincados na pedra.. era a divisa no meio da pedra do chapeu do bispo de SÃO PAULO e MINAS GERAIS..

Bom.. eu estava sem maquina! Tinha deixado no carro por que na sexta feira anterior eu tinha acabado com a bateria dela no bar com minhas amigas! Por isso não tirei fotos.. e as poucas que estarão aqui são da câmera dos outros.. =/

Bom depois disso começamos a ouvir trovões.. que se aproximavam relativamente rápido.. essa é a droga em fazer trekking no verão! Enfim.. apertamos o passo.. e seguimos rumo ao PLATÔ, um lugar da montanha onde é mais plano cheio de rochas. Dizem que ano passado se não me engano, estava uma turma acampada no platô.. e chovia muito.. um rapaz que estava escutando MP3 na barraca.. tomou um raio na cabeça por conta do MP3 ligado. Fiquei com isso na cabeça.. e decidi não deixar o celular ligado na tempestade.. rsrs por via das duvidas.

Paramos em uma pedra pra descansar... tomar um chambinho e comer barra de cereal.



Alguns pingos começaram a cair.. e nos fizeram levantar rapido e apertar mais uma vez o passo.  Chegamos ao pico do selado.. deixamos a mochila num canto.. e subimos a pedra.. onde está o cume.. o ponto mais alto do pico.
Sempre é um cagasso pra subir.. e sempre pode piorar mais ainda a dificuldade.. rs
Quando eu cheguei lá em cima da pedra.. vi que tinha que dar o “pulo do gato” era um pulo de mais ou menos um metro.. ou um metro e meio talvez.. de distância entre uma rocha e outra.. havendo um vão de uns 15 metros pra baixo. Bom.. só o vandeira pulou ficamos do outro lado esperando ele trazer o livro do pico pra lermos mais a noite.
Esse livro.. é um caderno que existe no cume.. e todos que chegam lá podem assinar e dividir a experiência. Bom.. descemos rápido por que agora era sério: a chuva havia chegado.. não poderíamos esperar a pedra molhar pra descer.. descemos correndo e fomos de encontro ás mochilas.. semi-molhadas!! Esperamos a chuva acalmar pra montar acampamento em baixo da pedra do selado que fazia um vão nos protegendo da chuva.
A grama estava mto molhada.. então decidimos acampar num mirante um pouco mais a frente onde só tinha rocha.
Tentamos ver o por do sol.. mais como todo verão.. depois da chuva o tempo ficou meio fechado.. cheio de nuvens, as vezes queria abrir e limpar o céu.. mais não pudemos contemplar  no pôr, mais não fiquei chateada.. afinal.. já sabiamos que era verão e que o risco era alto de não vermos essa beleza fora de temporada.
A noite teve PIZZAAA com um suco ralo de uva.. rs que na montanha é mto gostoso, muita bolacha e chocolate Diamante Negro de sobremesa. Era uma noite fria.. ventava muito.. e simplesmente não tínhamos terra.. grama pra fincar os specs da barraca.. ou seja.. as barracas estavam meio que sem apoio. Somente montadas e seguras com o peso do corpo na rocha. Mas conseguimos permanecer tranquilos.
Enfim.. depois de horas de conversa sobre tudo da vida.. fomos dormir.. eu tava morta.. tava com o sono acumulado, cansaço da ressaca do dia anterior, e cansaço do trekking deste mesmo dia. Dormi feito pedra.

Domingo, dia 27 de Fevereiro de 2011

  Na manha seguinte por volta de 8:00 percebi que o vandeira não acordou a gente pra ver o nascer do sol.. saí da barraca... e sentei sozinha... na pedra à uns 20 m da barraca. O vento era meio gelado.. mais entrava em contraste quando um raio de sol quente batia nas minhas costas. É bom ficar no meio da imensidão e começar a pensar em algumas coisas da vida.

(Escovando os dentes com a vista mais privilegiada do mundo)

O pessoal foi acordando.. fomos tomar café da manhã.. iorgute com bolacha... e bisnagas com queijo. Enquanto tomávamos café .. paramos pra ler o livro do Selado.
Eram situações diversas.. várias pessoas já passaram por lá.. vi até o caso de umas Freiras que subiram com um padre.. e realizaram a santa missa no pico.. elas falaram que foram até lá, por que "queriam que Jesus reinasse em todas as coisas". Outra situação era um casal que foi passar a lua de mel por lá... e o depoimento mais engraçado:
“quem não tem medo de altura deve vir no pico do selado, eu dizia que não tinha!!”
Esse pulo é de matar mesmo! Bom.. tomamos café.. demontamos  as barracas.. tiramos algumas fotos e fomos direto pro cume entregar o livro e escrever nosso depoimento.






bom.. chega de fotos.. vamos para o cume do selado!


Essa foto dá até raiva.. por que não da pra mostrar o vão que existe mais acredite.. dá pra sentir medo.

Na hora do pulo.. bateu cagaço NÉ! Tive que amarrar a corda na cintura .. feito moça e fazer meio que uma cadeirinha.. e a outra ponta da corda amarrar na chapeleta onde está fincada a caixa do livro do cume.
Vergonhoso.. rs eu sei.. mais meu.. só estando lá pra ver.. rs aí a gente conversa.. kk
Bom.. consegui pular com a mente relaxada em saber que eu estava presa na corda. Tiramos umas poucas fotos no pico.. o tempo estava fechado e cheio de nuvens.

 Assinando o livro do Selado.

Tempo fechado no pico do selado, cheio de nuvens nos cumprimentando

E fizemos a descida diferente..
Rapelamos.. mais de uma forma que eu não havia feito!
É incrível como me sinto insegura quando não tenho equipamentos adequados.
Eu passei a corda que estava presa na chapeleta, por trás da minha cintura. E segurando com a mão.... ia liberando corda.. ou seja.. eu mesma estava fazendo a minha segurança.. tava toda inclinada.. e num medo danado de cair.. mais tudo deu certo e com as mãos suadas.


bem ao fundo á esquerda é possivel ver um pico triangular, é o chapéu do bispo, e a parte mais plana de rochas é o platô.

Descemos do pico.. fizemos outro lanche.. e seguimos a trilha.. passamos novamente pelo platô e encontramos um cara doidão.. meio perdido sem camisa.. sem água.. sem nada.. só um tênis e uma bermuda.. querendo saber pra que lado ficava o lado da cidade.. rs
Bom.. vai saber neh! Explicamos e ele seguiu caminho.


Chegamos no bar estrela, e em seguida partimos pra um restaurante fechar a viajem com chave de ouro.. uma bela lazanha à bolonhesa antes de pegar a estrada.
Saimos por volta das 16 horas do domingo.... pegamos uma chuva pesada na estrada.. e consequentemente mto transito.
Mas uma ótima viajem.. escutando no carro tudo quanto é estilo de musica.. desde garotos podres até Roberto Carlos! Rs Deixei o pessoal na rodoviária tietê e o pior: eu estava atrasada pra ir pra despedida da minha amiga num bar da vila madalena.. e elas pediram pra eu não passar em casa.. por que não ia dar tempo.. era pra eu ir do jeito que eu tava.
AHAHAHA eu tava parecendo a mendiga de camanducaia.. fedida.. suada, sem tomar banho desde sábado de manhã... e com as botas mais lindas da salomon.. mais honestamente, não combinariam com um bar na vila madalena cheio de patricinhas bem arrumadas.
Bom.. é claro que eu fuii.. não tinha escolha.. mais o que me confortou era que eu tinha os lenços humidecidos que havia comprado na farmácia.
A droga da vila madalena.. é que é dificil você mesma estacionar o seu carro.. os caras querem que vc deixei o carro.. a chave nas mãos dele.. pra eles estacionarem e deixar o banco todo arreganhado e a marcha engatada.. eu quero morrer com isso.
Parei no primeiro estacionamento... e perguntei se eu podia entrar.. o cara falou que não.. mais que eu podia ficar a vontade com o carro na calçada pra fazer o que eu tinha que fazer..
- eu quase atropelei ele.
Fiz minha segunda tentativa.. e fui pra outro estacionamento.. perguntei se eu podia entrar.. ele falou que não.. pq ele tinha que colocar de ré o carro e tarara.. eu falei: Moço! eu preciso me trocar no carro! aí ele ficou sem graça.. e falou "tabom.. vai lá. " rsrs
enfim.. tirei a minha blusa roxa que já estava entrando em decomposição só com o cheiro.. e comecei a tentar amenizar a situação com o banho de gato.. kekeke ai ai .. fiquei cheirando nenem.. a calça não troquei..  era a menos pior que eu tinha... acabei colocando outra blusa.. e sai do carro.. linda.. toda sem rigor ao bar.. com botas de montanha... calça de ginástica e um anorak vermelho!
ao entrar no bar.. a menina da comanda.. me olhou de cima a baixo.. e eu sorri. preferi imaginar que ela estava com inveja de ter perdido a visão que eu tive em monte verde... do que ela me apelidar de astronalta.. ou algo do genero.
entrei no bar. e pasme.. até dancei de bota.. talvez tenha dado gangrena nos dedos de algumas pessoas que eu pisei no pé.. mais o bom é que não vou mais ve-las.
Decidi.. e vou marcar com moniquita.. que vamos fazer um check list de montanhas referente a um treinamento para Bolívia.. principalmente quando chegar a temporada!

3 comentários:

  1. Sim.. é um lugar muito bonito! ainda quero voltar pra fazer todos os picos em um fds só!

    ResponderExcluir
  2. Ola Isabelle,
    conheço bem o platô, pedra redonda e bispo em Monte Verde e gostei muito do seu ponto de vista...ótima matéria...se precisar de pousada lá: www.monteverdepousadas.com

    ResponderExcluir