ULTRAPASSAR OS LIMITES NÃO É UM ERRO MENOR DO QUE FICAR AQUÉM DELES. ( CONFÚCIO)

A VIDA COMEÇA NO FINAL DA SUA ZONA DE CONFORTO!!!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Paraná - Pico Caratuva e Itapiroca - Parte II


Domingo, 6 de março de 2011.

Acordamos por volta das 8 horas até todo mundo se arrumar.. tomar café, fomos partir as 9:40h. O pessoal deixou mta coisa na base.. mais eu preferi levar todas minhas coisas.. eu estava afim de treinar e minha mochila foi com uns 15kg sendo 4,5  de água. 


Rumamos para o  Caratuva. O Caratuva é a segunda maior montanha em altitude da região sul do Brasil, com 1850 metros (quase empatado em altitude com o Pico Ibitirati). Ela se diferencia das outras montanhas próximas pela presença das antenas de rádio amador que ficam no cume, e podem ser vistas de longe. 







A subida ao cume leva em torno de 3 horas,  passando por rios, bromélias e caraguatás, esses caraguatás são plantas com espinhos nas pontas e podem atingir os olhos, por tanto muita atenção! No seu cume a vegetação característica da região é a Caratuva, uma espécie de bambu anão de altitude e que batiza a montanha.



 (Artur, Eu, Carol, Monica, Vandeira e Carlos)

  A trilha começou um pouco íngreme e sinceramente.. eu fiquei muito cansada mesmo... minha respiração estava alta.. e eu tinha que ficar calada pra tentar ganhar algum ritmo. O fato de ficar calada te obriga a pensar um monte de coisas.. e naquela circunstancia com um cansaço forte no inicio da caminhada eu já estava pensando “que papelão, eu não vou conseguir ir..; não vou conseguir  chegar até o final “. Esse Pensamento me acompanhou até o primeiro mirante. Onde pude parar tomar bastante água.. e tirar algumas fotos.

 Vandeira e Artur

(carol e eu)



moniquita e carol

Bom.. comecei a 2º tentativa de ganhar ritmo, mais como fiquei conversando e falando.. denovo eu estava ofegante.. e como era subida.. o cansaço respiratório se multiplicava.
Bom.. paramos tomei mais água e fiz a 3º tentativa.. a pressão na minha cabeça era muito forte.. eu não estava ali pra atrapalhar a viajem de ninguém... eu precisava ganhar condicionamento e simplesmente eu estava morrendo na primeira meia hora de caminhada. Isso era muito frustrante.. na 4º tentativa o meu corpo foi se tranqüilizando e o ritmo da respiração começou a ficar controlado.. mesmo que na subida. E eu pude perceber que o esquema é ir devagar e sempre numa subida.
Isso me deu um UP muito grande.. fiquei mais motivada.. e animada em ver que eu estava relativamente bem. A trilha não é totalmente aberta.. e nem totalmente fechada. Ela é bem Ingreme, e na maioria dos pontos.. é uma escadaria.. uma pernada depois da outra.. sempre alta.

(oi prazer, meu nome é PLANTA.. rs)

Na bifurcação do Caratuva com o Itapiroca encontramos 2 casais que estavam com roupas de algodão.. alguns de agasalho branco.. e iriam pegar água na trilha do itapiroca e seguir para o caratuva. O Vandeira logo se prontificou em mostrar um lugar na trilha do próprio caratuva onde havia água.

(marcação da trilha)


(pessoal que encontramos na bifurcação)

Quando chegamos no ponto de água, paramos pra fazer um lanche, nos despedimos dos dois casais, e fizemos nosso almoço ali mesmo.. um belo de um pão sírio com patê de Atum com azeitonas... outros com queijo.. e suco. 


O pessoal aproveitou pra abastecer-se de água..



Depois pegamos a trilha novamente..  a chuva apertou um pouco.. minha bota é impermeavel.. mais de nada adiantou se a minha calça não era impermeável... a agua começou a entrar na bota por cima. Fiquei com os pés encharcado, a calça nem se fala... ela era de tactel.. seca rápido.. mais de impermeável não tem nada. Depois de mais uma hora e meia de caminhada chegamos ao cume, próximo às antenas e chovia muito! O vento era fortíssimo!! E não havia nada a ser feito.. a não ser esperar a chuva passar pra tentarmos armar a barraca.

(carlos eu e vandeira morrendo de frio. kkk debaixo de vento e chuva, proximo à antena) 
 
O vento estava fortíssimo.. rs e não existia lugar pra se esconder.. só nos restava ficar na direção contraria do vento.. tentando nos consolar de que assim sentiríamos menos frio.
Os dois casais que encontramos antes na trilha.. chegaram antes da chuva..conseguiram armar a barraca tranquilamente e não passaram perrengue algum.. e eu fiquei feliz por eles.. por que aquela roupa de algodão daria um trabalho e tanto pra eles.
Conhecemos também um cara.. não me lembro de onde ele era.. mais.. morava a um tempo no Paraná.. e meu! Ele ficava de cara pro vento e pra chuva.. eu quase chorei por ele.. rs mais ele não estava nem aí.. rs parecia que não fazia diferença em ficar com a cara pra chuva ou  ficar pelado naquele tempo..


(Video do adriano rsrss comecei a respeitar os caras do sul [ Parte do Video cedido por Artur Toriani])

A chuva parou depois de mais ou menos meia hora, então os meninos foram armar as 2 barracas. Enquanto isso fomos transportando todas as mochilas que estavam próximo á antena, lá pro nosso acampamento.
Foram montadas duas barracas: uma para as mulheres(Eu, Monica e Carol) e outra para os homens(Artur , Vandeira e Carlos). As mulheres ficariam na barraca da queshua, de duas pessoas e os homens ficariam na North Face do Carlos


(eu e monica estavamos nos trocando na barraca dos meninnos enquanto eles gentilmente estavam esperando no Frio e no vento!! ISSO SIM é CAVALHEIRISMO!!!!)

Quando entramos na barraca das mulheres. percebemos que a capa de chuva da barraca da queshua estava encostando na barraca.. tava uma ventania absurda.. e estava entrando água na barraca: - “maravilha”.
Fomos pra barraca dos homens para todos jantarmos.. tomamos uma super sopa, comemos cachorro quente, comemos tambem uma boa feijoada e assim conseguimos fazer o frio parar! Só quem está lá sabe o valor de algo quente pra se tomar!! e chegamos ao dolorido concenso de que seria impossível passar a noite na barraca da queshua, ou seja: pense em 6 pessoas em uma barraca de 3 lugares.. espremidas feito lata de sardinha!!!

Eu estava morrendo de dor de cabeça por que tenho sinusite  e ainda senti uma picada na BUNDA! começou a arder.. arder.. eu fui procurar e tinha uma lagartinha bandida.. chamada de tesourinha...   e expulsamos ela da barraca.. rs

olha a sopinha aí de entrada !! (foto de Artur Toriani)

Meu saco de dormir estava molhado! Então fica a dica para os jovens inexperientes..  como eu:
Por favor.. compre saco Stanque.. ou pelo menos sacolas de supermercados.. sacos zipers e embale tudo para proteger de uma possível chuva. Descobri que a capa de chuva da mochila não adianta quase nada.. e que o saco de dormir.. molha sim.. e você pode passar um mega perrengue a noite.

Quando estávamos conversando e esperando o tempo passar.. um lado da barraca desmontou.. eu dei um grito.. kk que parecia que o jack stripador  tinha aparecido dentro da barraca!




 (meu grito kkk que exageiro! Autoria do Vídeo pertence ao Artur Toriani)

O Carlos saiu coitado.. pra arrumar lá fora.. e depois da situação controlada acabei dividindo o saco de dormir com a Monica. Nem que me pagassem eu sairia daquela barraca pra poder fazer xixi.. eu tava apertada.. mais na boa.. não ia sair naquela ventania e naquela chuva.. preferi deixar para os corajosos.

A noite eu fiquei acordando toda hora.. era dor no joelho, dor no ombro.. não podia me mexer nem meio centímetro se não era capaz de eu esmagar a perna de alguém. Cada vez que a Monica se mexia parecia que minha bexiga ia explodir de vontade de fazer xixi.. mais eu fui forte.. esperei o dia amanhecer.

Um comentário:

  1. Costumo ir para itapiroca , caratuva pp , adorei o blog , parabens

    Gustavo jordaky
    www.the-supertamp.blogspot.com

    ResponderExcluir